quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ordem social e controlo social

1. Explica porque não é óbvio se um dado comportamento seja padrão ou desviante em Sociologia, apesar de aos nossos olhos nos parecer uma classificação elementar.
Esta classificação não é assim tão óbvia porque irá depender de inúmeros fatores e perspetivas.

2. Mostra com dois exemplos do teu quotidiano que “todos nós tanto desrespeitamos regras como as seguimos, assim como também todos somos criadores de regras”.
Alguém que não cumpre as regras na sala de aula e cria as suas próprias regras dentro da sala pode ser alguém que é totalmente respeitador do Código da Estrada. Tal como alguém que em casa não segue as mesmas regras que o resto dos elementos do núcleo familiar segue mas que no trabalho respeita tudo o que lhe é imposto pelo seu superior.

3. Relaciona a conformidade das mulheres com o papel que lhes foi atribuído pelo poder social dominante (masculino) com a sua literacia.
Mulheres com um nível de escolaridade mais elevado irão ter diferentes objetivos dos daquelas com um nível mais baixo. Enquanto as primeiras provavelmente não se conformariam com o facto de um homem as sustentar e terem que levar uma vida doméstica, as segundas talvez o fizessem de bom grado.

4. Mostra que indivíduos habitualmente conformistas, podem assumir comportamentos tidos por desviantes em situações extremas.
Quando alguém é confrontado por uma nova situação, na qual nunca se tinha encontrado antes, poderá ter uma reação que não teria em qualquer outra altura, podendo adotar um comportamento desviante.

5. Justifica porque o código moral é aquele que mais frequentemente nos impõe normas de conduta, relativamente às sanções impostas pelos grupos.
O código moral é o que mais condiciona o comportamento dos indivíduos devido à necessidade de aceitação que as pessoas têm, logo, se tiverem comportamentos reprovados pelo grupo a que pertencem essas mesmas pessoas terão tendência a mudar o seu comportamento de forma a se integrarem mais facilmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário