quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Obstáculos Epistemológicos

1.Explicite cada um dos obstáculos epistemológicos e apresente alguns exemplos e cada um.

O primeiro obstáculo é o do senso comum. O mesmo existe devido à tendência natural de explicar a realidade a partir do que parece evidente. Um exemplo deste fenómeno é o facto de se justificar o insucesso escolar com a falta de estudo dos alunos.
Outro dos obstáculos é a familiaridade com o social. Por estarmos inseridos na realidade social não sentimos a necessidade de a interpretar adquirindo novos conhecimentos. Não é pelo facto de conhecermos indivíduos que são pobres que vamos conhecer o fenómeno da pobreza sendo assim necessária uma investigação mais aprofundada para conhecer o mesmo.
Em terceiro lugar temos como obstáculo a ilusão da transparência social. Isto porque, por estarmos tão próximos da realidade social parece-nos que a compreendemos totalmente apesar de o mesmo não acontecer. Por exemplo, a ideia de que as mulheres são naturalmente mais vocacionadas para as tarefas domésticas quando o mesmo não acontece. Usualmente tem-se essa ideia devido ao facto de a mulher ser desde nova educada para desempenhar essas mesmas tarefas e outros fatores.
O naturalismo é o quarto obstáculo, e o mesmo consiste na tendência para explicar os fenómenos sociais como os mesmos se tratassem de fenómenos naturais. Como exemplo temos as neuroses de que sofrem as mulheres casadas e com filhos, explicadas em diferentes ocasiões ou por não trabalharem e passarem demasiado tempo em casa ou pelo facto de trabalharem e ao mesmo tempo estarem a cargo da educação dos filhos.
Outro obstáculo é o individualismo, no qual há uma tendência para explicar fenómenos sociais como se os mesmos resultassem de decisões individuais apesar das mesmas serem condicionadas. Como exemplo temos o suicídio, que por mais individual que possa parecer será sempre condicionado por variáveis de ordem social.
Por último temos o etnocentrismo, no qual há a tendência para considerar a cultura a que se pertence superior às outras. Por exemplo, ao olharmos para os ciganos como uma raça inferior e menos competente do que aquela à qual pertencemos. 

2.Mostre que para chegar ao conhecimento científico será absolutamente necessário afastar estes "conhecimentos" prévios.

Sem comentários:

Enviar um comentário